"As técnicas de respiração, relaxamento e meditação constituem a base da prática do Hatha Yoga. Dessa forma, não devemos confundir o Hatha Yoga com o contorcionismo das ginásticas que exigem do corpo o máximo de flexibilidade. Na realidade, a milenar ciência indiana é muito mais a interação corpo-mente do que um simples exercício físico. Essa visão holística nos conduz a uma reeducação integral, o caminho do autodomínio que nos leva a uma transformação interior.
Yoga não é religião, apesar de fortemente impregnada de Hinduísmo. Sua prática vitaliza a vida religiosa, qualquer que seja o seu credo. Não é difícil, não cansa, não desperdiça energias, podendo ser praticada por pessoas de ambos os sexos em qualquer idade, tornando-se acessível aos idosos e enfermos. Também não é uma ginástica. Suas posições ou posturas são representações simbólicas, expressando uma maneira de estar para atingir um modo de ser, orientando a circulação de energias em todo o corpo.Ao iniciante de Hatha Yoga não é exigido nenhum regime alimentar especial ou qualquer outra interdição. Porém, aos poucos, com a progressão dos exercícios e o paulatino desenvolvimento do Ser, vai o yogin (praticante de Yoga) percebendo que determinados hábitos e alimentos devem ser abandonados, por serem prejudiciais ao organismo e à elevação espiritual.
Os extraordinários efeitos do Hatha Yoga são observados rapidamente e são duradouros, mesmo que se deixe de praticá-los regularmente.
O Yoga atinge o homem como um todo – nos planos físico, mental e espiritual -, dependendo de cada pessoa a conquista do autodomínio, o caminho da saúde perfeita."